Minerva

Minerva
Engenharia Civil

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Curso de Engenharia Civil na Baixada Santista

Principais Faculdades, Universidades e Cursos Técnicos de Engenharia Civil na Baixada Santista.


 Nessa Postagem veremos as principais Instituições da Baixada Santista com o curso de Engenharia Civil.

Faculdades:


Santos                                                            





Santos Santos  










Santos





Santos








Guarujá










Cubatão





Faculdades:







Praia Grande



Cursos Técnicos:





Santos







Santos


segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O que é a Engenharia Civil?

O que é a Engenharia Civil?



É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração de recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício. 



Fonte: Guia do Estudante

sábado, 9 de agosto de 2014

Símbolo do curso de Engenharia Civil

"Símbolo do curso de Engenharia Civil"


Muitos cursos tem seus símbolos,  veremos agora o símbolo oficial da Engenharia Civil, que é representado pela deusa grega Minerva.

Minerva era filha de Júpiter, que após engolir a deusa Métis (Prudência), com uma forte dor de cabeça, pediu a Vulcano que abrisse sua cabeça com o seu melhor machado, de onde saiu Minerva.

Por ter saído da cabeça de Júpiter, Minerva passa a ser conhecida como a deusa da sabedoria, das artes e da estratégia de guerra.  Minerva e Netuno disputaram entre si qual dos dois daria o nome à cidade que Cécropes, rei dos atenienses, havia mandado construir na Ática. E essa honra caberia àquele que realizasse a maior proeza, em beleza e significado. Minerva, com um golpe de lança, fez nascer da terra uma oliveira em flor, e Netuno, com um golpe do seu tridente, fez nascer um cavalo alado e fogoso. Os deuses, que presidiram a este duelo, decidiram em favor de Minerva, já que a oliveira florida, além de muito bela, era o símbolo da paz. Assim, a cidade nova da Ática foi chamada Atenas. A Minerva era para os ateanienses a deusa da excelência, da misericórdia e da pátria

Minerva é sempre representada com um capacete na cabeça, escudo no braço e lança na mão, porque era a deusa da estratégia de guerra.  E sempre tendo junto de si um mocho e vários instrumentos matemáticos, por ser também deusa da sabedoria. Por isso, acabou sendo alçada a símbolo oficial dos engenheiros.




Fonte: Engenharia Civil da UESC: A Minerva como Símbolo da Engenharia